ABERTURA
- Antônio Isaías Ribeiro
- 16 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
O Calafate
Calafate é uma ave, uma árvore, um peixe, um bairro metropolitano. Calafate é uma cidade de país vizinho, um destino turístico. Calafate é profissão. Profissão daquele que chega para completar uma arte, finalizando artes ´já aplicadas na construção de embarcações.
Calafetar é dar acabamento no casco da embarcação, num trabalho árduo, feito à mão com ferramentas toscas – martelo e formão; é trabalho que consiste em fechar trinchas, introduzindo estopa embebida em breu entre cada duas tábuas do casco, de modo a evitar a entrada de água entre as tábuas.
O Calafate aqui quer ser observatório de ideias, porque ensinar e aprender não são elementos apenas importantes – eles definem perfil e futuro de indivíduos, assim como de comunidades. Conhecer a sua geografia e formação histórica, sua economia, seus modos, hábitos e saberes, é assumir de forma consciente a sua identidade cultural. Este Calafate – o Blog – quer registrar fatos, histórias e meias histórias que apoiem futuras gerações no entendimento do que foram e porque se tornaram o que são nos seus dias.
Comments