CARYBÉ ILUSTRA JORGE AMADO
- Antônio Isaías Ribeiro
- 1 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Abertura em Cairu da Exposição Carybé Ilustra Jorge Amado.
A iniciativa do Grupo LM, por seu presidente Luiz Mendonça Filho, de trazer para a nossa cidade a Exposição Carybé Ilustra Jorge Amado, precisa ser entendida para além de um simples evento de arte e cultura. Aqui a exposição alcança dimensão histórica. Retratando a obra de dois expoentes da cultura brasileira – a criação artística de Carybé nas suas gravuras e pinturas, tantas vezes sugerindo a vida cairuense do passado, pelas suas marinas naturais e seus saveiros; ilustrando a narrativa de Jorge que revelou ao mundo o cotidiano da Bahia, suas manifestações mais populares, sua culinária, seus tipos humanos únicos com seus jeitos debochados e palavreado extravagante. Entre nós de Cairu, localizada na mais importante obra barroca lusitana fora de Portugal – o Convento Franciscano de Cairu – interpretando os sinais do tempo, a Igreja ao receber a Exposição, lembra a inculturação da fé realizada com admirável poder profético e criatividade apostólica, pelas primeiras gerações dos seguidores de Jesus, quando numa das aventuras mais ousadas na história das culturas converteram a civilização grega numa civilização cristã.
Para Cairu, a Exposição é lembrança oportuna de sua memória histórica, de fonte de cultura popular tão bem retratada por Carybé e Jorge. É, portanto, oportunidade única para se largar tudo e correr até o Convento de Santo Antônio e ali respirar e sentir de perto a importância e grandiosidade dos gênios desse argentino-brasileiro Carybé e de Jorge Amado, baiano dos mais verdadeiros, natural desta mesma capitania que começou ali em Morro de São Paulo, e, portanto aqui mesmo em nosso município arquipélago. Mais do que respirar e sentir Carybé e Jorge, conhecer as suas histórias de vida, na magnífica palestra de Solange Bernabó (filha de Carybé).
Registra-se, felizmente, numerosa presença da gente local, incluindo os vereadores Jacy e Abdon, mas ausente o prefeito da cidade. Deseja-se e espera-se que Exposição e palestra de Solange Bernabó operem entre os locais um forte incentivo à leitura. Tomara!
Isaias Ribeiro
Do Cruzeiro do Convento, 04’Janeiro’2014
Commentaires